"Olá Amigos!!........ Sejam bem vindos e voltem sempre!!!......


"Que seu remédio seja seu alimento e, seu alimento seja seu remédio"
(Hipócrates)

- Só por hoje não tenha raiva, não se irrite...
- Só por hoje não se preocupe....
- Honre seus pais, mestres e os mais velhos........
- Ganhe a vida honestamente...........
- Demonstre gratidão à todos os seres vivos..........

Paz e Luzzzzzzzz!!!
Bethy

segunda-feira, 28 de março de 2011

HOMEOPATIA

A Homeopatia, palavra de origem grega - Homoio (semelhante) e Pathos (doença) = doença semelhante. Significa tratar com algo que produz efeito semelhante aos males de que o doente sofre, ou seja, semelhante curando semelhante. E uma terapia alternativa criada e desenvolvida em 1796 pelo médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann ( 1755 -1843). Utiliza medicamentos de acordo com farmaco-técnica própria, podendo ser um produto natural, vegetal, animal ou mineral. E podem ser usadas por seres humanos, animais, vegetais e no solo. Os medicamentos homeopáticos podem ser líquidos ou sólidos.
Hahnemann discordava dos métodos terapêuticos agressivos e sem nenhuma base científica, que eram praticados em sua época, por isso abandonou a medicina e passou a realizar traduções de livros, era conhecedor de vários idiomas. Ao traduzir estudo sobre a substância China usada na cura da malária, e sobre os sintomas que provocava em pessoa sã, teve a idéia e a iniciativa de experimentar essa substância em si mesmo. O seu intuito era comprovar os efeitos do remédio e a forma como o organismo reagia a enfermidade, e também, se o remédio que provocava esses sintomas era o mesmo que poderia curar essa doença. Com isso, ele comprovou a lei da cura pelos semelhantes, já descrita por Hipócrates, "O Pai da Medicina" no século V a.C.
E assim, fazendo uso de pequenas doses dos remédios homeopáticos que preparava, pois acreditava que estas seriam mas seguras do que as grandes doses, sem deixar de serem eficazes, passou anos realizando experiências em si mesmo, parentes e amigos. Registrando  todos os sintomas em detalhes, se concentrando na totalidade dos aspectos da pessoa: mental, emocional, espiritual e físico.  A esse registro da-se o nome  de Patogenesia. Seu intuito era restituir o equilibrio natural e revigorar o corpo objetivando combater a doença.
Hahnemann elaborou o Organon da Medicina Racional em 1810, livro onde se encontra os registros e os princípios de sua Arte Médica, hoje, sistema terapêutico mundialmente reconhecido.
No brasil, a homeopatia foi introduzida pelo médico francês Jules Benoit "Bento" Mure, no dia 21 de novembro de 1840.E a partir de 1979 a homeopatia passou a constar no Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira e em 1980, do rol de especialidades do Conselho Federal de Medicina, deixando de fazer parte das medicinas alternativas e passando a constituir parte do que hoje se chama medicinas integrativas. O SUS - Sistema Único de Saúde - a inclui em suas rotinas de atendimento e hoje está estabelecida como política de Estado. Há no País médicos veterinários e odontólogos, além de farmacêuticos e psicólogos, que trabalham oficialmente com homeopatia.
A Homeopatia, ciência que surgiu da observação de fatos; é tratamento que enfatiza o caminho natural de cura do organismo. Ela e regida por quatro princípios básicos fundamentais, são as Leis:

1º) Lei dos Semelhantes - Semelhante curando semelhante. É uma aplicação natural da Lei da Causa e Efeito ou de ação e reação. Ou seja, deve-se aplicar ao organismo doente a substância medicamentosa capaz de manifestar no organismo são, perturbações mórbidas análogas. Hahnemann, experimentando diversas substâncias, verificou que se confirmava a presença constante do mecanismo de Reação do organismo quando submetido à Ação dessas mesmas substâncias, produzindo sempre sintomas artificiais, com características distintas.
Notou-se que o organismo dispõe de recursos próprios para livrar-se espontaneamente de estados mórbidos que começam a implantar-se nele, porém, com o persistente comportamento agressivo por hábitos, pensamentos e, desejos desarmônicos, a enfermidade se agrava, superando o limiar de tolerância do organismo. Levando o indivíduo à busca de recursos terapêuticos para livrar-se dos efeitos de seus prórpios atos, resultando em experiências e atitudes de reformas pessoais. Providencialmente , a própria natureza cria meios para aqueles reparos e o retorno à saúde pro meio da Lei do Semelhante.
Segundo Hahnemann, a capacidade curativa dos medicamentos baseia-se, por conseguinte, nos seus sintomas semelhantes aos da doença e superiores a ela em força, de modo que cada caso individual de doença só pode ser eliminado e removido de maneira mais certa, profunda, rápida e duradoura, através de um medicamento capaz de, por si mesmo, produzir a totalidade de seus sintomas no estado de saúde do ser humano, de modo muito semelhante e completo e ao mesmo tempo, superar, em forças, a doença.

2º) Lei Experimentação nos Organismos Sadios - As experiemntações científicas na Homeopatia são realizadas em pessoas sadias, enquanto que a alopatia geralmente utiliza pessoas doentes e animais.
          Ao administrar o medicamento em doses devidamente preparadas dinamizadas ou diluídas, que agem na energia vital da pessoa sem prejuízo a saúde, é feito o registro dos sintomas artificiais ( sinais) provocados, e que retratam as propriedades terapêuticas da substância. São registrados os sinais objetivos e subjetivos, observados, avaliados, e os relatados pela pessoa em experimentação.
          O método homeopático de experimentação, feito em pessoas sadias, leva o conhecimento das propriedades terapêuticas das substâncias - fenômeno  puramente biológico, sob domínio do fenômeno da ressonância, explicado pela física. dessa forma, possibilita o estudo do doente como um todo, dentro do perfeito sentido psicossomático.

3º) Lei Substância Única - Hahnemann recomendava o uso de apenas um medicamento de cada vez, o medicamento que contivesse o maior número de sintomas que o paciente apresenta.Durante o tratamento busca-se individualizar ao máximo cada paciente, sendo o "grande ideal" do médico homeopata ou do terapeuta encontrar o "Simillimum" do seu paciente: que é o medicamento que irá cobrir , corresponder ao maior número de sintomas da pessoa, abrangendo os níveis energético, mental, emocional e físico. Se um único remédio cobre o quadro de umapessoa, confirma a Lei do Remédio Único.

4º)Lei da Dose Única - No início de suas experiências, Hahnemann usava medicamentos em doses fracas, porém ainda contendo a substância original, mas com o tempo percebeu que essas doses eram suficientemente fortes provocando, às vezes, sérias agravações. Devido a isso passou a diluir os medicamentos cada vez mais e ao mesmo tem´po a agitá-los, obtendo resultados cada vez melhores, curas mais suaves, agravações menos intensa.Foi assim que chegou as doses extremamente diluídas,sem a substância original e, dinamizadas.
Considerada como terapêutica de resultados lentos, nem sempre o efeito da cura pela homeopatia é lento, pois vai depender da doença e do paciente. Bem como a duração do tratamento depende do paciente e de sua idade, além do tempo da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário